Hospital Maria Lucinda comemora o Novembro Roxo
18 de Novembro de 2022
As doenças renais, além de afetarem o funcionamento dos rins, podem ocasionar alterações em outras partes do corpo. O médico Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron, explica que uma dessas modificações é a hiponatremia, que nada mais é do que a diminuição da quantidade de sódio no corpo. Ele relata que essa condição pode se tornar perigosa se não for controlada.
Leia MaisA doença renal crônica é um problema global de saúde pública, com aumento do número de casos na última década em virtude do aumento da expectativa de vida da população. Mundialmente a doença renal crônica é cerca de 1,3 vezes mais frequente em mulheres do que em homens.
Leia MaisNão é novidade que praticar atividades físicas é benéfico para a saúde e ajuda a prevenir diversas doenças. No entanto, um hormônio específico, liberado pelo tecido muscular durante a prática de exercícios físicos, é responsável por proteger os rins de pessoas diabéticas. Segundo o médico Rafael, nefrologista da Uninefron, alguns estudos evidenciam que irisina, conhecida como “hormônio do exercício”, é uma substância importantíssima para esses pacientes.
Leia MaisCistos renais são pequenas formações com aparência de bolha que podem ser encontradas nos rins. A médica Ângela Santos, nefrologista da Uninefron, explica que os cistos são comumente preenchidos por líquido e, em sua maioria, são benignos, não causam sintomas e não requerem tratamento. De acordo com a especialista, porém, alguns cistos requerem acompanhamento médico, uma vez que são mais nocivos à saúde e, em alguns casos, pode ser indicativos de câncer. Confira, a seguir, os diferentes tipos de cistos renais.
Leia Mais