Blognews

Novembro Azul também está relacionado aos rins: veja os cuidados com o diabetes

22 de Novembro de 2022

Conhecido como o mês de prevenção ao câncer de próstata e de valorização da saúde masculina, o Novembro Azul também tem relação com a saúde renal. Isso porque a campanha possui um outro significado também muito importante: a conscientização sobre o diabetes, uma das principais causas da doença renal crônica. “O diabetes é uma doença silenciosa que, não controlada e em casos graves, pode levar à morte”, alerta o médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron.

Essa doença faz parte do Novembro Azul porque, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, há ações de conscientização sobre a patologia em todo o mundo, alertando sobre os perigos dessa condição. “A doença, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população nacional”, lembra o nefrologista.
“O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Com o nível de glicose alterado, pode haver complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos nervos e nos rins. Por isso, os pacientes devem tratar o diabetes com seriedade”, comenta Mário Henriques.
Ele explica que a doença pode elevar os níveis de açúcar no sangue, fazendo os rins ficarem sobrecarregados durante seu trabalho natural de filtração. Isso pode ocasionar a diminuição progressiva da capacidade dos rins de filtrar as impurezas, perdendo sua vitalidade. É quando ocorre a doença renal crônica (DRC).
O médico afirma que, em fases avançadas, os pacientes renais com diabetes podem necessitar de tratamento dialítico ou transplante renal. “É preciso deixar claro que nem todo paciente diabético vai desenvolver a doença renal crônica, mas é uma condição sensível que requer monitoramento para evitar complicações”, analisa o Mário Henriques.
O diabetes pode surgir por condições genéticas, mas está amplamente associado ao estilo de vida dos indivíduos. Por isso, é necessário manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar a obesidade para diminuir os riscos do surgimento da doença.
“Seja em relação ao diabetes ou à saúde masculina, o Novembro Azul é uma campanha importante, que promove a saúde de forma geral. A grande recomendação é que os pacientes mantenham uma vida equilibrada, realizem exames periódicos e cuidem da saúde durante todo o ano”, finalizou Mário Henriques, nefrologista da Uninefron.
 

Voltar