Blognews

Doenças renais genéticas podem surgir em diferentes fases da vida e em variados níveis de gravidade

26 de Julho de 2024

Quando se fala em prevenção de doenças renais, as principais orientações são a manutenção de uma boa qualidade de vida, com uma alimentação saudável, prática regular de atividade física, ingestão de líquidos, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, entre outros hábitos. No entanto, segundo o médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron, em algumas pessoas, além desses fatores, a genética pode determinar o surgimento de um problema renal. “Pessoas com pais, tios ou avós que apresentaram alguma patologia nos rins devem ficar atentas”, alerta ele. 
De acordo com Mário Henriques, estudos demonstram que cerca de 20% dos pacientes portadores de DRC antes dos 25 anos de idade e até 10% dos adultos em terapia renal substitutiva possuem alterações genéticas associadas à condição. “As doenças renais genéticas representam um conjunto diverso e amplo de mais de 500 distúrbios que afetam os rins, causados por mutações nos genes responsáveis pela estrutura e função renal”, explica o médico. Ele acrescenta ainda que esses distúrbios podem surgir em diferentes fases da vida e em variados níveis de gravidade. 
Por isso, mesmo não sendo possível evitar, em caso de histórico familiar, é preciso se manter vigilante com a saúde, com uma rotina de hábitos saudáveis, como os já citados, aliados a um acompanhamento médico preventivo anual para retardar o aparecimento ou minimizar os impactos negativos da doença renal. “Além disso, o diagnóstico precoce e preciso é imprescindível para que a melhor conduta terapêutica, que deve envolver uma abordagem integrada com cuidados multidisciplinares e suporte genético, seja realizada”, destaca Mário Henriques. 
O diagnóstico geralmente é feito através de exames de sangue e de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada. “Nesses casos, também podem ser realizados testes genéticos para a identificação de mutações nos genes”, completa o nefrologista Mário Henriques da Uninefron.
 
Conheça algumas doenças renais de origem hereditária e suas causas
 
Rins policísticos: doença hereditária que se caracteriza por disfunção nos túbulos renais, provocando o crescimento de vários cistos em ambos os rins, podendo levar a insuficiência renal
Síndrome de Alport: doença genética que causa alteração do colágeno, levando   a deficit auditivo e da função renal;
Doenças glomerulares: conhecidas como “nefrites”, afetam os glomérulos, os quais são partes do rim que filtram o sangue e têm extrema importância para o bom funcionamento deste órgão. Algumas dessas doenças são herdadas geneticamente;
Doença de Fabry: rara doença de herança materna que ocasiona, na infância, dores nas extremidades, evoluindo na vida adulta para doença renal crônica, problemas cardíacos e neurológicos.
 

Voltar