Blognews

Pacientes renais crônicos devem ficar atentos com a alimentação nas festas de finais de ano

20 de Dezembro de 2023

 A temporada de confraternizações chegou. Nessa época do ano, é comum as pessoas comerem mais, abusarem dos alimentos gordurosos, das frituras e das bebidas alcoólicas.  O nefrologista da Uninefron, Flavio Galindo, alerta para que pacientes com doenças renais fiquem atentos aos excessos e redobrem seus cuidados com a alimentação. “A primeira orientação é evitar o alto consumo de sódio e potássio, minerais presentes no sal e outros produtos, que podem ser perigosos quando ingeridos em níveis acima do tolerado pelo corpo e não eliminados adequadamente pelos rins”, explica o médico

 
Para compensar o sal no tempero dos pratos, uma boa opção, segundo nutrólogos e nutricionistas, é substituí-lo por temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, limão, páprica, pimenta, entre tantos outros. “Além de alimentos ricos em sódio e potássio, comidas muito gordurosas também devem ingeridas com moderação”, acrescenta Flávio Galindo.  Já em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, “o melhor para pacientes renais é evitar. Tanto quanto ao consumo de álcool, como a dieta, é importante sempre consultar um médico ou um nutricionista”, lembra o médico.
 
Essas são orientações gerais, mas cada pessoa, de acordo com seu quadro clínico, pode ter necessidades especificas. “Os pacientes renais com diabetes também precisam controlar ou reduzir a ingestão de carboidratos simples, presentes em açúcares, farinhas em geral e alimentos industrializados com adição de açúcar, como refrigerantes, chocolates, sorvetes e tortas”, comenta Flávio Galindo.  Os que fazem diálise devem evitar a ingestão excessiva de líquidos. Já os que passaram por um transplante de rins precisam se atentar para a contaminação dos alimentos, priorizando os que se conhece a procedência e que são mantidos bem armazenados.
 
Apesar das restrições, existem algumas comidas que podem causar o efeito contrário, sendo benéficas para o organismo, como as frutas frescas como ameixa, abacaxi e pêssego. Essas são ótimas opções para se deliciar, considerando que têm baixo teor de potássio e são refrescantes. O nefrologista da Uninefron, Flávio Galindo, destaca que é possível curtir as festividades sem deixar a saúde de lado. “Pode-se dizer que equilíbrio e consciência são as palavras-chave, que, se bem aplicadas, serão grandes aliadas para um final de ano feliz e saudável”, finaliza.

Voltar