Blognews

Setembro Amarelo é tema de palestra promovida pelo Hospital Maria Lucinda

05 de Setembro de 2023

 Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criada em 2014 em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM. Todos os anos, são realizadas ações para conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida a fim de orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por esta prática.

Neste ano, a campanha tem como tema: “Se precisar, peça ajuda!”. Com o objetivo de conversar sobre a campanha com os profissionais de saúde que atuam na unidade, na tarde de ontem, dia 4 de setembro, o Hospital Maria Lucinda, através do Serviço Social, promoveu uma palestra no Centro de Estudos.
Na palestra, ministrada pela mestra e doutora em Neuropsiquiatria, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Avaliação Comportamental em Grupos de Risco (Nupac-GR) da UFPE, que integra o Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, Marília Pereira, os participantes puderam esclarecer muitas dúvidas e entender comportamentos e tendências que podem levar ao suicídio. Como identificar e ajudar e abordar pessoas com estes comportamentos foi um dos temas abordados no encontro. 
“Geralmente, os fatores de vulnerabilidade para comportamento suicida são perda familiar, transtornos mentais, conflitos familiares, entre outros, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. O ideal mesmo é observar as mudanças de comportamento. Por exemplo, se uma pessoa para de fazer algo de que ela tanto gostava e se isola, é necessário investigar e oferecer ajuda”, afirmou Marília Pereira.
Durante a apresentação, a psicóloga afirmou que os profissionais de saúde precisam estar capacitados para saber agir em situações delicadas. “É necessário autocuidado e capacitação para lidar com essas demandas tão desafiadoras”, afirmou Marília Pereira, ressaltando que, além de procurar profissionais que cuidam do emocional, como psicólogo e psiquiatra. O CVV – Centro de Valorização da Vida – oferece apoio emocional de forma gratuita a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, basta ligar para 188.

Voltar