Blognews

Carnaval: saiba o que é rabdomiólise, doença que pode ocasionar lesões renais graves

13 de Fevereiro de 2023

Os foliões que estão ansiosos pela chegada do Carnaval devem ficar atentos aos esforços físicos realizados durante o pula-pula da folia e o sobe-e-desce das ladeiras. De acordo com médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron, esse esforço físico intenso e desregulado, praticado em um curto espaço de tempo, pode ocasionar uma doença chamada rabdomiólise, que provoca o surgimento de lesões renais graves.

 
“A rabdomiólise é uma síndrome grave, que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. A degradação desse músculo libera no sangue uma proteína chamada mioglobina, presente nas fibras musculares. Quando essa substância é liberada em excesso, ao ser filtrada pelos rins, depositam-se nas estruturas conhecidas como túbulos, que podem ficar sobrecarregados, causando lesão renal”, aponta o médico.
 
Ainda segundo Mário Henriques, quando é acumulada em grande quantidade, a mioglobina costuma causar insuficiência renal. Em quadros graves, pode levar o indivíduo à morte. “Expor o corpo a um ritmo exagerado e incomum de atividade física num período muito curto, prática comum durante a ‘maratona’ de quatro dias de Carnaval, pode ser extremamente perigoso”, alerta o nefrologista.
 
Fatores que também podem provocar a rabdomiólise
A rabdomiólise, como explica Mário Henriques, também pode ser ocasionada por outros traumas, além do esforço físico em excesso, como insolação, queimaduras de terceiro grau, doenças genéticas e metabólicas, inflamações, além da intoxicação por bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e administração por conta própria de medicamentos.
 
Os principais sintomas da doença variam de leves a graves e incluem fraqueza muscular, inchaço, dores musculares e urina escura, causada por conta da presença da mioglobina excretada na urina. O indivíduo afetado também pode apresentar falta de ar, náuseas, tontura, diminuição na produção de urina e sangramentos inexplicáveis.
 
O médico Mário Henriques explica que o tratamento da rabdomiólise varia de acordo cada caso, podendo ser feito por meio de reposição de fluidos capazes de eliminar a mioglobina dos rins; ou via diálise, quando os rins já estiverem com comprometimento acentuado.
 
“Essa doença é extremamente perigosa especialmente para aqueles que não costumam praticar atividades físicas em sua rotina e acabam exagerando na hora de brincar o Carnaval. A principal recomendação é respeitar os limites do próprio corpo, fazendo pausas para descansar e se hidratando ao longo do dia. Caso inicie uma atividade física diária, a orientação é a mesma: seja cauteloso e comece aos poucos para que seu corpo se adapte à nova rotina”, finalizou Mário Henriques, nefrologista da Uninefron.

Voltar