Blognews

Verão 2023: descubra as frutas mais indicadas para pacientes renais crônicos

27 de Janeiro de 2023

As altas temperaturas do verão acendem o alerta da necessidade de reidratar o corpo com maior frequência. Isso porque, nesse período, é comum as pessoas ficarem mais tempo expostas ao sol, suarem e eliminarem líquidos do organismo. Além da água, importante aliada na hidratação, as frutas também podem ser alternativas saborosas e saudáveis nessa tarefa. A nutricionista da Uninefron Roberta Barreto explica quais frutas são mais indicadas para pacientes renais crônicos.
 “Pacientes renais devem consumir frutas com baixo teor de potássio na sua composição. Isso porque os rins são responsáveis por expelir essa substância do corpo, mas quando esses órgãos estão com a função comprometida, ingerir altas doses desse item pode ocasionar, entre outras coisas, a parada cardíaca”, explica a nutricionista. Nesse sentido, ela cita a melancia e o limão, que possuem níveis considerados reduzidos dessa substância.
Roberta Barreto também cita outras frutas que possuem nível moderado de potássio e que devem ser consumidos com moderação. “Melão, kiwi, laranja, maracujá, caju e abacaxi são frutas refrescantes e que possuem nível moderado de potássio. Nesses casos, a indicação é consumir de forma moderada, seguindo recomendação baseada no quadro de cada paciente”, recomenda a especialista.
“A água de coco, bastante usada especialmente nas regiões litorâneas para se refrescar no verão, também precisa ser ingerida com cuidado, pois o coco possui uma quantidade considerável de potássio”, apontou Roberta.
Como sugestão, a nutricionista indica que os pacientes renais consumam as frutas in natura ou que preparem receitas e sucos com elas. “Sucos verdes e suco de abacaxi com limão, por exemplo, podem ser ótimas opção para se refrescar”, sugere, reforçando que é necessário entender o quadro clínico de cada paciente. “Antes de ingerir essas frutas sem restrições, ela cita que é necessário analisar outros fatores de cuidado, como o tempo em que o paciente faz diálise, o estágio da doença e se ele faz uso de medicamentos hipertensivos com potássio na composição”, ressalta.
Ela também faz um alerta sobre uma fruta extremamente refrescante, mas igualmente perigosa: a carambola. “O paciente renal nunca deve comer carambola. Não por conta do potássio, mas pela presença de uma toxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal. Uma intoxicação por essa substância pode levar a óbito, portanto, a recomendação é nunca comer carambola”, finalizou Roberta Barreto, nutricionista da Uninefron.

Voltar