Blognews

Hospital Maria Lucinda promove palestra sobre o Novembro Azul

01 de Dezembro de 2022

 Em busca de incentivar os colaboradores a realizarem exames preventivos e cuidarem da saúde de um modo geral, o Hospital Maria Lucinda promoveu uma palestra sobre o Novembro Azul no dia 22 de novembro, no Centro de Estudos.

No encontro, o urologista André Akel apresentou dados importantes e esclareceu muitas dúvidas do público masculino. “O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, acomete um a cada seis homens (16,4%). Segundo o INCA, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões do país, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma”, disse.
O urologista também reforçou a importância do diagnóstico precoce. “Na fase inicial da doença, as chances de cura podem chegar a 90%. No entanto, depois do aparecimento dos sintomas, 95% dos tumores de próstata já se encontram na fase avançada e, neste estágio, as chances de cura são bem menores. Por isso, os homens com mais de 50 anos ou a partir dos 45, se forem da raça negra, devem procurar um urologista. Vale lembrar que, se um parente de primeiro grau tiver câncer de próstata, o risco aumenta de duas a três vezes. Se forem dois parentes de primeiro grau, o risco aumenta de cinco a 10 vezes”, ressaltou. 
Além dos exames preventivos, a adoção de hábitos saudáveis é de extrema importância. “Pratiquem atividade física, não fumem, optem por uma alimentação saudável e cuidem da saúde de um modo geral”, finalizou o urologista.
 

Voltar