Blognews

Saiba quais são os sintomas de rins inflamados e como buscar ajuda

03 de Outubro de 2022

A inflamação nos rins, também chamada de nefrite, pode ocorrer por infecção associada a bactérias e vírus, doenças sistêmicas, doenças autoimunes ou exposição a toxinas. Segundo a nefrologista Ângela Santos, médica da Uninefron, a inflamação também pode ser consequência do uso indiscriminado de medicamentos, causando também prejuízos à saúde renal.

 
De acordo com a médica, é importante ficar atento aos sinais que podem indicar a inflamação renal. “Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.
 
“Outros sintomas – continua a nefrologista – que não estão diretamente ligados aos rins ou à urina também podem indicar a presença de uma inflamação, como excesso de suor no rosto, mãos e pés, além de inchaço nos olhos e nas pernas, explica Ângela Santos. Ela também aponta que a inflamação também pode estar diretamente ligada ao aumento da pressão arterial, como consequência da retenção hídrica.
 
Nefrite pode acometer pessoas de todas as idades
 
Segundo Ângela Santos, a nefrite pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças de várias fases da vida e idosos. “Caso o paciente identifique uma dor de garganta ou infecção na pele, causada pelo estreptococos por exemplo, esse agente causador pode ser o mesmo responsável pela infecção nos rins”, alerta a nefrologista.
 
Ela explica ainda que, caso o paciente identifique a presença de sintomas semelhantes, deve recorrer a um médico para solicitar a realização de um exame simples, de creatinina, que revela como está a função renal. “A partir deste exame, o nefrologista poderá fazer um diagnóstico e descobrir se existe a presença da nefrite. Ingerir medicamentos por conta própria pode ser perigoso para a saúde”, lembra ainda.
 
 Tratamento vai depender da causa da nefrite e da situação do paciente
 
 O tratamento vai depender da causa da nefrite e da situação do paciente. Pode ser desde condutas para controlar os sintomas, até a necessidade de imunossupressores nos casos das nefrites autoimunes, como por exemplo a nefrite pelo Lúpus eritematoso sistêmico. Para indivíduos com diagnóstico de nefrite aguda, a recomendação é repouso absoluto, controle da pressão arterial e diminuição do sal na dieta. Se a causa for uma infecção, pode haver a necessidade de administração de antibióticos”, esclarece a médica.
 
“Outra recomendação importante no tratamento é a ingestão da quantidade de água adequada para o indivíduo. Aliada ao tratamento medicamentoso e clínico, o paciente tem boas chances de uma recuperação rápida e retorno de uma vida renal saudável”, finaliza a nefrologista Ângela Santos, da Uninefron.

Voltar