Blognews

Hemodiálise domiciliar: procedimento renal pode ser realizado no conforto de casa

16 de Setembro de 2022

O tratamento hemodialítico é um procedimento no qual uma máquina filtra e limpa o sangue das toxinas produzidas pelo organismo. Isso é feito através de um dialisador, que funciona como um “rim artificial”. Normalmente o paciente se desloca para clínicas especializadas e hospitais para realizar o tratamento, porém a hemodiálise também pode ser feita na casa do paciente, proporcionando-lhe mais conforto e bem-estar. Nesse caso, podem-se ajustar os horários conforme as atividades do paciente e contar com a presença de um enfermeiro nefrologista durante o procedimento. “A Uninefron oferece essa opção para seus pacientes no Recife”, diz a nefrologista Vivianne Pinheiro.
Ainda de acordo com a médica, esse tipo de tratamento é realizado usando a infraestrutura da diálise adequada à residência do paciente. A hemodiálise domiciliar é indicada pelo nefrologista assistente e promove benefícios significativos, sendo extremamente conveniente para aqueles pacientes com dificuldade de locomoção e multimorbidades.  “O tempo e a frequência das sessões também são determinados em conjunto com a equipe, de forma que se ajustem ao ambiente domiciliar e à rotina do indivíduo”, garante.
Ainda de acordo com a nefrologista, pode ser necessário realizar alterações estruturais na casa para receber o tratamento. “Isso porque é preciso ter espaço para colocar a máquina de hemodiálise e outros materiais, podendo haver a necessidade de realizar ajustes na estrutura da casa, como nas partes hidráulica e elétrica”, esclarece.
Isso se dá por conta – ainda explica a médica – da necessidade de um ponto de energia específico para o equipamento e um ponto de água de fácil acesso. Também é importante que, no período de preparação do paciente para a hemodiálise, seja realizado o acesso vascular. Segundo Vivianne Pinheiro, isso pode ser feito de três maneiras: “É possível optar pela fístula arteriovenosa, sendo este o acesso ideal; pelo enxerto arteriovenoso; ou pelo cateter de hemodiálise, devendo sempre ser analisado caso a caso. Todos eles podem ser usados no tratamento domiciliar”, garante Vivianne Pinheiro.
 
Tratamento oferecido pela Uninefron proporciona maior liberdade e conforto para o paciente, com o mesmo nível de segurança
 
Ainda segundo a médica Vivianne Pinheiro, a modalidade domiciliar também possui outros benefícios, além do conforto, como a comodidade de ajustar o horário ao cronograma de afazeres do paciente, a economia de tempo de transporte até a clínica e a fuga do trânsito das grandes cidades.
 “A hemodiálise domiciliar possui o mesmo nível de segurança do tratamento realizado em clínica. Aqui, a questão é a comodidade do paciente, para que se sinta confortável, ou o atendimento de uma necessidade particular. Essa modalidade, além de ser requisitada quando o paciente possui dificuldade de locomoção, também pode ser bem indicada para os pacientes em home care, por exemplo”, explica a nefrologista Vivianne Pinheiro, da Uninefron.
 

Voltar