Blognews

Senado discute a criação do Dia Nacional da Diálise para conscientizar a população sobre as doenças renais

29 de Agosto de 2022

 O Senado Federal está discutindo a criação do Dia Nacional da Diálise. O objetivo da proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, é usar a data para conscientizar a população brasileira sobre as doenças renais, com ações nacionais de informação e prevenção. A ideia é que o dia seja celebrado anualmente, sempre na última quinta-feira do mês de agosto. “Importante iniciativa educativa e preventiva em prol da disseminação da saúde renal”, avalia o médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron.

 
O Projeto de Lei nº 1.211/2020 foi criado pelo deputado federal Pedro Westphalen, do Rio Grande do Sul. Ele propõe que, neste dia, sejam realizados eventos, seminários, debates e palestras com especialistas no assunto, além de divulgação na mídia. O texto seguiu para avaliação do Senado no dia 16 de agosto. Se for aprovado, seguirá para sanção do presidente da República.
 
Para Mário Henriques, o projeto é de grande valia para difundir informações importantes sobre as doenças renais que acometem, cada vez mais, a população brasileira. “Toda ação voltada para a prevenção da saúde renal é valiosíssima. Iniciativas como essa ajudariam, e muito, a população a se informar melhor e redobrar a atenção aos problemas nos rins”, defendeu o nefrologista.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o Brasil possui 148.363 pessoas em programa de diálise, com aumento progressivo desse contingente a cada ano. O procedimento dialítico consiste na filtragem e limpeza do sangue de forma mecânica, quando o rim do paciente está doente e não consegue realizar esse trabalho de forma satisfatória organicamente.
 
Segundo Mário Henriques, existem diferentes tipos de tratamentos dialíticos. “A filtragem pode ser feita por uma máquina, o que ocorre na hemodiálise, ou dentro do corpo do paciente, por meio de um filtro natural a partir de um cateter, o que chamamos de diálise peritoneal”, explica o nefrologista.
 
Ele afirma que a Criação do Dia Nacional da Diálise,  pode ajudar no descobrimento de doenças renais ainda em estágios iniciais. “Os problemas renais, geralmente, se revelam por meio de sintomas quando já estão em estágios avançados. Com uma maior divulgação no sentido de prevenção, a expectativa de cura torna-se muito maior”, comentou o médico.
 
“Ampliar o conhecimento da população sobre os perigos da doença renal vai contribuir para que as pessoas passem a cuidar mais da saúde e incluam exames de detecção de problemas renais nos seus procedimentos laboratoriais de rotina”, completou o médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron.

Voltar