Perda auditiva em crianças: a importância do acompanhamento anual
29 de Julho de 2021
Problemas auditivos não escolhem idade. Podem acontecer com adultos na meia idade, com idosos e também com crianças ainda na primeira infância. E nesses casos, a negligência ou a falta de informação podem resultar em consequências graves. Às vezes, irreversíveis. Durante entrevista para o quadro Canal Saúde, do programa Conexão Notícias, com o comunicador Jota Batista, a Otorrinolaringologista Danielle Seabra, tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), alerta que a perda auditiva em crianças é um problema que afeta o desempenho escolar, a interação com os amigos nas brincadeiras e a qualidade de vida dos pequenos. Por isso é importante detectar precocemente e instituir as terapias mais adequadas ao caso.
A boa notícia é que existem possibilidades de tratamento da surdez que pode acometer os pequenos. Feito logo após o nascimento do bebê, o teste da orelhinha mede os estímulos sonoros recebidos pela criança de maneira rápida e indolor. Desde 2010, a realização do exame se tornou obrigatório por lei em todas as maternidades do país, inclusive nas do SUS (Sistema Único de Saúde).
Para escutar a entrevista completa, com dicas para previnir (quando possível) a surdez e os seus sintomas, acompanhe o podcast Canal Saúde no player abaixo:
https://open.spotify.com/episode/46T6PNvI6HtC4hlCWVopS6?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1
Fonte: Rádio Folha de PE
Fonte: Rádio Folha de PE