Restrições começam a valer em 63 cidades do interior de PE por causa da Covid-19
26 de Fevereiro de 2021A partir desta sexta-feira (26), o governo de Pernambuco inicia a implementação de medidas restritivas em 63 cidades do Agreste e do Sertão (veja cidades mais abaixo). As ações têm o objetivo de restringir a circulação de pessoas para evitar o aumento de casos da Covid-19 nesses municípios
De segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, serviços não-essenciais ficam suspensos. Aos sábados e domingos, a suspensão ocorre das 17h às 5h do dia seguinte. Apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar nesse horário (veja lista abaixo).
De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, as cidades integradas nas Gerências Regionais de Saúde de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e de Ouricuri, no Sertão, devem receber fiscalização mais intensa até 10 de março, data em que, a princípio, se encerram as restrições.
“Vai ser um trabalho integrado. Não somente a Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, mas também a Vigilância Sanitária, os Procons e as forças municipais”, disse, sobre o trabalho de fiscalização do cumprimento das medidas restritivas.
“Em caso de descumprimento, certamente pessoas que descumprirem poderão ser conduzidas para delegacias. Disponibilizamos o número 190, além do contato dos telefones dos Procons que existem nas prefeituras municipais. Temos ainda os telefones locais dos batalhões de polícia para que a população possa fazer denúncias e ajudar o estado a diminuir a contaminação pelo novo coronavírus”, afirmou.
Já entre a segunda (1º) e o dia 12 de março, ficam suspensas as cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas das 63 cidades, nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. Secretário de Saúde do estado, André Longo afirmou, na quinta (25), que a taxa de ocupação de leitos para pacientes com a doença chegou a atingir 100% em algumas regiões do estado.
Apesar de a restrição ocorrer em um número limitado de cidades, Pádua afirmou que o estado inteiro está em alerta. “Nossas medidas para os 63 municípios são adicionais, mas o estado inteiro está sob medidas de restrições. Nada impede que outras medidas em outros locais sejam endurecidas”, afirmou o secretário.
Via Diario de Pernambuco