Blognews

Cais do Sertão e mais três museus reabrem as portas para o público no Recife

01 de Outubro de 2020

Espaços culturais do Recife voltam a receber o público a partir de quinta-feira (1º), após o fechamento provocado pela pandemia. Retomarão as atividades presenciais o Cais do Sertão, administrado pelo governo, e três centros gerenciados pela prefeitura: museus da Cidade, de Arte Moderna e Murilo La Greca. Todos seguirão protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

 
No Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a reabertura será gradual, com 40% da capacidade. Na primeira semana, a entrada será gratuita, para conhecer o espaço que retrata aspectos da cultura nordestina. Todos os visitantes deverão usar máscaras.
 
Segundo a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), a retomada ocorrerá de quinta a domingo. O horário também será diferente do que era praticado antes da pandemia: quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h.
 
Por causa das medidas de segurança, só poderão passear pelo museu grupos de, no máximo, dez pessoas, por vez.
 
Foram instalados tapetes sanitizantes e secantes na entrada do espaço, além de totem de álcool em gel. Na área externa, lavatórios permitem lavar as mãos antes de entrar no museu.
 
Ainda segundo o governo, ocorreram mudanças também na bilheteria: placas de acrílico foram instaladas nos balcões. Educadores que atuam no atendimento ao visitante usarão máscara e protetores faciais.
 
Para evitar a contaminação por meio de objetos pessoais, será permitida, excepcionalmente, a entrada do público no museu portando bolsa de até 50 centímetros.
 
Em caso de o grupo ter mais pessoas da mesma família, todos os objetos devem ser colocados em um mesmo volume.
 
No circuito expositivo, também foram necessárias adaptações. Na área DNA do Baião, os equipamentos foram adaptados para receber fones de ouvido comuns.
 
Cada visitante deve utilizar o seu próprio fone. Bancos em madeira estão sinalizados com o distanciamento exigido, assim como o piso das imediações do “Território Trabalhar”.
 
O estado alerta que, por enquanto, as atividades de música, oferecidas na “Sala Imbalança”, no andar superior do museu, não serão oferecidas, assim como a experiência nos estúdios de karaokê. O Cais do Sertão fechou em março. Em 2019, ele recebeu quase 82 mil visitantes, segundo o estado.
 
Entre os espaços culturais administrados pela prefeitura do Recife vão reabrir para o público os Museu da Cidade, de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) e Murillo La Greca.
 
No Museu da Cidade, os visitantes devem usar máscaras e manter o distanciamento. O espaço cultural, no Bairro de São José, no Centro, tem entrada gratuita.
 
O atendimento será feito de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. No setor de pesquisa, o expediente ocorrerá de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
 
A programação em cartaz é a exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte a patrimônio cultural mundial da humanidade pela Unesco.
 
A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana.
 
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, na Rua da Aurora, na Boa Vista, também terá horário reduzido de visitação: quinta a domingo, das 12h as 16h. Só será permitido o acesso com máscara. O acesso é gratuito.
 
O Museu Murilo La Greca receberá o público de terça a sexta, das 9 às 17h, com a exposição “O que não é desenho?".
 
A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, patrono do museu, reunindo 50 trabalhos do artista pertencentes ao acervo geral, formado por mais de 1400 desenhos.
 
Por causa das medidas de segurança, a sala de exposição só pode ser visitada por, no máximo, quatro pessoas simultaneamente.
 
O espaço fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, na Zona Norte. A entrada é gratuita.
 
O primeiro espaço cultural do Recife a retomar as atividades presenciais foi o Paço do Frevo, no Centro. Dedicado ao ritmo considerado pela Unesco Patrimônio Imaterial da Humanidade, o museu reabriu as portas no dia 10 de setembro.
 
No dia 16 de setembro, retomaram as atividades presenciais museus e centros culturais administrados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no Recife e em Olinda.
 
Estão recebendo o público o Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba Museu do Trem, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (atendimento ao pesquisador), Torre Malakoff e Espaço Pasárgada.

Fonte: G1 PE

Voltar