Blognews

Pernambuco amplia horário de funcionamento de shoppings e registra Covid-19 em todas as cidades

24 de Julho de 2020

Pernambuco confirmou, nesta quinta (23), a infecção de duas pessoas pelo novo coronavírus em Manari, no Sertão, última cidade a ser atingida pela pandemia. Agora, todas as 184 cidades, mais Fernando de Noronha, têm registro da Covid-19. Em coletiva transmitida pela internet, o estado anunciou a ampliação do horário de funcionamento dos shoppings, que poderão abrir entre 10h e 20h.

 
Outra novidade da flexibilização da economia, contida no Plano de Convivência com a Covid-19, é a ampliação da capacidade do comércio varejista, incluindo nos centros de compra. Agora, as lojas poderão comportar uma pessoa a cada dez metros quadrados.
 
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, a medida é válida para quatro regiões do estado, com sede nas cidades Recife, Goiana, Palmares e Limoeiro. Essas gerências regionais estão na sexta etapa do plano.
 
Estamos ampliando a capacidade de atendimento do comércio para um cliente para cada 10 metros quadrados de área de loja. Isso vai dobrar a capacidade do comércio varejista, que começou com um cliente a cada 20 metros de loja. Também estamos ampliando o horário de funcionamento dos shoppings, que poderão abrir às 10h e fechar às 20h", afirmou Schwambach.
 
Nesta quinta-feira (23), o Plano de Convivência com a Covid-19 chegou a 50 dias de criação. Na segunda-feira (20), as quatro regiões citadas foram autorizadas a abrir academias de ginástica e ter atendimento presencial em serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e cafeterias.
 
Também estão autorizados jogos de futebol profissional, sem público; serviços de escritório (com 50% da capacidade); comércio de veículos com 100% da capacidade; atividades esportivas individuais ao ar livre; praias, parques e praças; salões de beleza; indústria; comércio atacadista e construção civil.
 
Cidades do Agreste e do Sertão, no entanto, estão na quarta etapa do plano. Esta fase permite o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial.
 
Não são permitidas atividades esportivas individuais ao ar livre, serviços de escritório com 50% da capacidade, comércio de veículos com 100% da capacidade, serviços de alimentação e academias.
 
Todas as cidades com coronavírus
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, todos os 184 municípios de Pernambuco, além de Fernando de Noronha, tiveram registros do novo coronavírus.
 
Ele afirmou que o fato de todas as cidades do estado terem confirmações da doença não afeta, necessariamente, a adoção de ações no combate ao vírus.
 
Até a quarta-feira (22), havia casos graves da doença em 181 municípios pernambucanos, além de Fernando de Noronha. No entanto, o governo de Pernambuco, desde abril, decidiu não divulgar a localização dos casos leves por município.
 
"Isso era de se esperar. Nós já havíamos dito que a doença chegaria a todos os municípios do estado, a presença do vírus na cidade de Manari não surpreende, é consequência da interiorização que temos observado da doença, que não é um fenômeno só pernambucano, é observado em outros estados e países", declarou o secretário.
 
Coronavírus em Pernambuco
 
Mais 1.858 casos da Covid-19 e 59 óbitos devido ao novo coronavírus foram confirmados em Pernambuco nesta quinta-feira (23). Com isso, o estado passou a contabilizar 83.240 pessoas infectadas e 6.211 mortes, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.

Fonte: JC Online
 

Voltar