Blognews

Após ser registrado um caso raro de ameba 'comedora de cérebro', EUA emitem alerta aos moradores

07 de Julho de 2020

Os Estados Unidos registraram um caso raro de uma ameba que causa infecção e é conhecida como 'comedora de cérebro'. Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, uma pessoa contraiu a Naegleria fowleri no condado de Hillsborough. A ameba é encontrada de forma frequente em água morna e entra no corpo através do nariz, não passando de pessoa para pessoa. Por conta do perigo da doença (a estimativa é de que 97% das pessoa que contraíram a doença morreram), foi emitido um alerta para os moradores do condado de Hillsborough no dia 3 de julho.

Informações como estado de saúde do paciente e sobre como ele contraiu a ameba não foram divulgadas, mas as autoridades locais recomendaram que o contato do nariz com água encanada e outros locais como lagos, rios canais, sejam evitados. A meningoencefalite amebiana primária é comum em Estados do sul dos Estados Unidos. Desde 1962, a Flórida registra 37 casos da infecção. Os sintomas são: febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça.
 
"Lembre-se de que essa doença é rara e estratégias eficazes de prevenção podem permitir banhar-se de forma segura e relaxante durante o verão", disse o órgão de Saúde. O recomendado é que, nesses locais de possível infecção, evitar o contato do nariz com a água. Ao nadar, cobrir o nariz com a mão ou com itens apropriados. Ao chegar no cérebro, a ameba que se alimenta de bactérias encontradas nas regiões alagadas, ataca o tecido cerebral. A maioria dos pacientes que contraem a ameba morrem em até uma semana.

Fonte: JC Online

Voltar