Recife inaugura hospital provisório com 80 leitos de UTI e 27 de enfermaria para pacientes com Covid-19
05 de Maio de 2020O terceiro hospital provisório para atender pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi inaugurado no Recife, nesta terça-feira (5). Localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbribeira, na Zona Sul da cidade, ele conta com 107 leitos, sendo 80 de UTI e 27 de enfermaria (veja vídeo acima).
Assim como nas duas unidades inauguradas anteriormente, nos bairros de Santo Amaro e Coelhos, ambos, na área central da capital, a abertura dos leitos é gradual. Neste primeiro dia, são 40 que entram em funcionamento, sendo 20 leitos de UTI e mais 20 de enfermaria.
"Nesta unidade, vai acontecer um prontuário eletrônico, com um tablet ao lado de cada paciente à beira do leito. As outras também têm isso, mas aqui tem uma forma mais importante", disse Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife.
Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), 43% das altas médicas que o Recife tem registrado são de pacientes de outras cidades. Neste novo hospital, irão trabalhar 667 profissionais de saúde.
"As estruturas foram projetadas para serem feitas de maneira rápida. Ficou pronto e equipado para funcionar em 40 dias, para atender necessidade de internação. Aqui são leitos de internação. É um projeto que foi feito para a pandemia", disse Geraldo.
Assim como os outros dois hospitais provisórios, a população não pode seguir direto para a unidade da Imbiribeira. O local recebe apenas pacientes enviados pela Central de Regulação de Leitos.
Questionado pela TV Globo sobre o destino dos equipamentos que vem sendo comprados pela prefeitura para os hospitais provisórios, Geraldo Julio afirmou que o foco é preparar a cidade para os casos da pandemia. "A gente está para inaugurar o Hospital do Idoso. Parte desses equipamentos vão para lá [depois]", explicou.
Na segunda-feira (4), mais 220 casos do novo coronavírus e 39 mortes de pacientes com Covid-19 foram confirmados em Pernambuco. Com isso, o estado chegou a 8.863 pacientes com a doença e 691 óbitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) (veja vídeo acima).
Do total de casos confirmados, 126 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), ou seja, pessoas internadas e ou em situação mais grave. Os outros 94 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 8.863 casos já confirmados, sendo 5.470 graves e 3.393 leves.
Há, também, outros 1.504 pacientes internados, sendo 223 em UTI e 1.281 em enfermarias. Os casos graves confirmados no estados estão distribuídos em 129 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países. Em Pernambuco, há 2.208 casos confirmados e 1.476 descartados de profissionais de saúde.
Fonte: G1 PE