PE tem 316% de aumento em internações por suspeita da Covid-19 e lança central telefônica para atender profissionais de saúde
30 de Abril de 2020Pernambuco teve um aumento de 316% no número de internações diárias de pacientes com suspeita do novo coronavírus. Segundo o governo estadual, em duas semanas, subiu de 20 para 83 casos o número de internações diárias de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Nesta quarta (29), o estado anunciou outro centro de testagem para profissionais de saúde e uma central telefônica com atendimento psicossocial para eles e parentes.
"Tivemos um aumento de 316% no número de internações nas ultimas duas semanas, de pacientes com suspeita de Covid-19, com Srag. Isso promove uma pressão muito forte no sistema de saúde. As necessidades de internação superam, por vezes, uma centena por dia. Ou nos conscientizamos para suavizar a curva de casos nos próximos 15 dias ou a situação será duríssima aqui em Pernambuco", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Até esta quarta-feira (29), Pernambuco contabilizou 1.649 casos de profissionais de saúde com Covid-19. Por causa disso, segundo o secretário, uma central de atendimento psicossocial passa a funcionar na quinta-feira (30) para atender a essa categoria na linha de frente do combate ao novo coronavírus, assim como as famílias desses trabalhadores que estiverem doentes.
"O Acolhe SES foi criado para ser uma central de teleatendimento dos profissionais na linha de frente e familiares de servidores doentes, sobre conflitos emocionais e ansiedade. São mais de 30 profissionais envolvidos. O número é 0800.081.4100, é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h", explicou André Longo.
Além disso, segundo o secretário, a testagem também foi reforçada. "Estamos abrindo mais um centro de testagem desses profissionais, na sede da Secretaria de Saúde, no Bongi [Zona Oeste do Recife]. Os outros dois ficam no Centro de Formação dos Servidores e Empregados de Pernambuco [Cefospe] e no Centro de Convenções", disse.
Coronavírus em Pernambuco
Foram contabilizados, nesta quarta-feira (29), mais 470 novos casos da Covid-19 em Pernambuco e 30 óbitos de pacientes com a doença. Com isso, o estado tem 6.194 casos confirmados e 538 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus.
Fonte: G1 PE
Fonte: G1 PE