Blognews

Equipe multiprofissional do Hospital Maria Lucinda assiste à palestra sobre Delirium e Síndrome do pôr do sol

06 de Outubro de 2023

Na tarde da quinta, 5 de outubro, profissionais de diversos setores do Hospital Maria Lucinda assistiram à palestra ministrada pela residente de Geriatria do IMIP Lívia Dantas. 

O encontro, que fez parte da programação da Semana da Melhor Idade do Hospital Maria Lucinda, em comemoração ao Dia do Idoso, abordou duas importantes  mudanças comportamentais que atingem o público da melhor idade: Delirium e Síndrome do pôr do sol. 
“O Delirium atinge, principalmente, idosos acima dos 75 anos e é mais comum em paciente com problemas cerebrais como AVC (acidente vascular cerebral), doenças crônicas degenerativas e com perda de audição ou visão. Ele é caracterizado pela dificuldade do paciente em manter a atenção e concentração, acompanhado de sintomas de agitação”, disse. 
A profissional também discorreu sobre a síndrome do pôr do sol. Segundo a médica, a síndrome é um conjunto de alterações que costumam ser desencadeadas ao final do dia ou quando há falta de luminosidade. “Na medida em que o sol vai se pondo, os estímulos visuais do paciente diminuem e ele começa a ficar confuso, agitado e muda drasticamente o seu modo de agir. Em geral, ele é mais comum em idosos com Alzheimer e outras demências”, afirmou.
Programação
A Semana da Melhor Idade do Hospital Maria Lucinda foi organizada pelo Serviço Social e realizada entre os dias 2 e 6 de outubro. Além da palestra, a programação contou com bingos, aromaterapia e ação com os estudantes de Estética e Fisioterapia da UNIBRA.
 

Voltar